quinta-feira, 21 de agosto de 2008

orfismo

O Orfismo foi um movimento que se desenvolveu a partir do cubismo, tendo uma de suas personalidades-chave na figura do pintor Robert Delaunay (1885-1941).

DELAUNAY (Robert), pintor francês (Paris, 1885 – Montpellier, 1941). A seu ver, o quadro devia ser uma organização rítmica baseada numa seleção de planos coloridos.
Essa denominação foi dada por Guillaume Appolinaire, em referência à figura mitológica de Orfeu, poeta e músico. Talvez Apollinaire quisesse, com isso, referir-se ao lirismo que os orfistas queriam imprimir às formas cubistas.

APOLLINAIRE (Wilhelm Apollinaris DE KOSTROWITZKY, dito Guillaume), poeta e crítico de arte francês (Roma, 1880 - Paris, 1918). Autor de Alcools (1913), Calligrammes (1918), orientou a poesia simbolista para os novos caminhos que já anunciavam o surrealismo. Apoiou os pintores cubistas.

Além disso, orfismo foi um termo bastante utilizado pelos simbolistas. Assim se referiu Apollinaire sobre o movimento “O orfismo é a arte de pintar novas estruturas a partir de elementos que não foram tomados da esfera visual mas foram inteiramente criados pelo próprio artista e por este dotado de plena realidade” “As obras do artista orfista devem simultaneamente propiciar um puro prazer estético, uma estrutura que é evidente em si mesma e um significado sublime, ou seja, o tema”.

A partir daí tira-se a importância do abstracionismo para o movimento. De fato, Delaunay e Frank Kupka, outro importante membro do movimento, estiveram entre os primeiros artistas desse século a utilizarem-se de formas não representativas, buscando pontos de contato entre a música e a abstração pura.

KUPKA (François), pintor tcheco (Opocno, 1871 – Puteaux, 1957). Um dos iniciadores, em Paris, da arte abstrata. Entre os outros pintores que se utilizaram das premissas orfistas, destacam-se: Fernand Léger, Francis Picabia, e Marcel Duchamp.

LÉGER (Fernand), pintor francês (Argentan, 1881 – Gif-sur-Yvette, 1955). Depois de ter participado do movimento cubista, afirmou seu caráter pessoal, executando quadros inspirados na mecânica (engrenagens, pistões, bielas etc.). Pintou também objetos isolados ou reunidos em composições sistematicamente ordenadas.

PICABIA (Francis), pintor francês (Paris, 1879 - id., 1953). Participou dos movimentos cubista e dadaísta, sendo um dos pioneiros da arte abstrata.

DUCHAMP (Marcel), pintor francês (Blainville, 1887 – Neuilly-sur-Seine, 1968). Inicialmente influenciado pelo cubismo, teve depois participação importante no movimento dadá e no surrealismo. Tendo-se fixado nos E.U.A., dedicou-se à "antiarte" e em 1914 criava o primeiro ready-made. Suas pesquisas viriam a exercer influência na "pop-art".

Uma característica marcante do orfismo era a importância da cor. É o próprio Delaunay quem declara: “Só a cor é simultaneamente forma e motivo”.

Tanto quanto o cubismo, o orfismo preocupa-se em combinar figuras e objetos em uma mesma obra. Além disso, Delaunay, por exemplo, foi cada vez mais desligando-se do motivo natural, para basear sua obra em padrões geométricos de cores. Essa busca pelo abstracionismo o aproxima bastante de Kandisky. Os dois artistas chegaram mesmo a trocar suas experiências com o objetivo de fortalecer, juntos, suas idéias. Embora de duração curta, o movimento exerceu grande influência sobre a pintura alemã e sobre o Sincromismo, que veio após.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial